O primeiro dia de treinos em Córdoba, Argentina, serviram para os pilotos tomarem conhecimento da pista e prepararem seus caminhões visando o treino classificatório deste sábado. O único gaúcho na competição, Régis Boessio, também colocou seu caminhão Mercedes-Benz na pista com o objetivo adaptar-se rapidamente ao traçado. “Córdoba é uma pista de alta, que exige muito dos motores, também o freio vai ser muito exigido porque tem duas curvas de baixa onde preciso frear muito, ou seja, uma pista onde você vai ter que ter um caminhão muito bem acertado de motor e de ‘chão’. Gostei da pista e acho que vou me dar bem, meu estilo de pista”, disse Boessio.
Líder do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck e terceiro colocado na classificação do Campeonato Sul-Americano, Leandro Totti estabeleceu a volta mais rápida dos treinos que abriram nesta sexta-feira (7) a programação do GP ZF Astronic. A corrida será disputada neste domingo (9) no Autódromo Oscar Cabalén, em Alta Gracia, na província argentina de Córdoba, definindo o título continental da temporada de 2012.
A corrida, que vai apontar o novo campeão continental da categoria, não só encaminha a temporada 2012 à sua reta final, mas também reforça a fase de altas médias de velocidade que a competição assumiu a partir do complemento de sua primeira metade.
A pista do Autódromo Oscar Cabalén, palco da etapa argentina deste ano, tem extensão de 3.691 metros e oito curvas, maioria delas contornadas em alta velocidade. Outra característica do traçado é a extensa reta depois da primeira curva, com 900 metros. O mais rápido no primeiro dia de treinos foi o paranaense Leandro Totti, da ABF Racing Team, que completou a volta em 1min32s480, perfazendo a expressiva média de 143,680 km/h.
A prova em Córdoba vale também como sétima etapa do Campeonato Brasileiro da Fórmula Truck, que considera todas as dez corridas do ano. E dá sequência à metade mais veloz do calendário, aberta em Cascavel no mês de agosto.
Depois de Córdoba, a Fórmula Truck estará na Serra Gaúcha. A oitava etapa acontecerá no autódromo Nelson Luiz Barro, em Guaporé, onde a pole-position da corrida de 2011 foi conquistada por Diumar Bueno, com média de 124,608 km/h na pista molhada. A volta mais rápida da corrida guaporense do ano passado, assinalada por Roberval Andrade, em 1min27s190, alcançou a média de 127,170 km/h para o traçado de 3.080 metros.
A penúltima corrida do ano será disputada no Autódromo Internacional de Curitiba, onde na última temporada o domínio foi de Danilo Dirani. Na volta que lhe valeu a pole-position em 2011, o piloto paulista da Ford cronometrou 1min39s445, a 133,762 km/h. Além da vitória, ele assinalou também a melhor volta da prova, cobrindo os 3.695 metros do traçado em 1min40s335, à média horária de 132,575 quilômetros.
O encerramento da temporada 2012, definindo o campeão brasileiro, levará a Truck de volta a seu traçado mais veloz: o anel externo do Autódromo Internacional Nelson Piquet, em Brasília. A etapa do ano passado na capital do país teve Cirino cravando a pole em 1min11s029, com média de 147,945 km/h para os 2.919 metros do traçado. Totti cronometrou a melhor volta da prova em 1min12s143, a 145,660 km/h. Felipe Giaffone venceu.
A etapa de Guaporé da F-Truck está confirmada para 14 de outubro. A prova curitibana, penúltima do ano, vai acontecer no dia 11 de novembro. Em Brasília, o Campeonato Brasileiro terá seu encerramento em 9 de dezembro. O GP ZF Astronic, neste domingo, terá largada às 13h, com transmissão ao vivo para o Brasil pela Rede Bandeirantes, com narração de Téo José, comentário de Eduardo Homem de Mello e reportagem de Luiz Silvério.
Consideradas todas as voltas cronometradas nas duas sessões livres, os melhores tempos de cada piloto nesta sexta-feira em Alta Gracia foram os seguintes:
1º) Leandro Totti (PR/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, 1min32s480
2º) Beto Monteiro (PE/Iveco), Scuderia Iveco, 1min32s555
3º) Wellington Cirino (PR/Mercedes-Benz), ABF/Mercedes-Benz, 1min32s619
4º) Felipe Giaffone (SP/MAN-Volkswagen), RM Competições, 1min32s715
5º) Roberval Andrade (SP/Scania), Ticket Car Corinthians Motorsport, 1min32s961
6º) Geraldo Piquet (DF/Mercedes-Benz), ABF/Mercedes-Benz, 1min33s012
7º) Pedro Gomes (SP/Ford), 72 Sports, 1min33s276
8º) Paulo Salustiano (SP/Volvo), ABF/Volvo, 1min33s284
9º) Adalberto Jardim (SP/MAN-Volkswagen), AJ5 Competições, 1min33s603
10º) Danilo Dirani (SP/Ford), 72 Sports, 1min33s792
11º) Valmir Benavides (SP/Iveco), Scuderia Iveco, 1min33s823
12º) Renato Martins (SP/MAN-Volkswagen), RM Competições, 1min33s934
13º) Régis Boessio (RS/Mercedes-Benz), ABF Desenvolvimento Team, 1min34s013
14º) Pedro Muffato (PR/Scania), Muffatão, 1min34s160
15º) Luiz Pucci (ARG/Volvo), ABF/Volvo, 1min34s712
16º) Luiz Lopes (SP/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, 1min34s738
17º) André Marques (SP/MAN-Volkswagen), RM-Competições, 1min34s923
18º) Diumar Bueno (PR/Volvo), DB Motorsport, 1min35s875
19º) Débora Rodrigues (SP/MAN-Volkswagen), RM Competições, 1min36s477
Média do 1º: 143,680 km/h
——————————————————————
Informações de Grelak Comunicação
Imagem: Orlei Silva